JavaScript não suportado

 

Bonito realiza primeira audiência pública para debater Plano Municipal de Agroecologia

   Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, a cidade pernambucana de Bonito dá os
primeiros passos para mais uma ação pioneira: a construção coletiva de sua transição agroecológica

Após implementar o Mercado da Vida, em 2016, e instituir um artigo voltado aos diretos da natureza na Lei Orgânica do Município, em 2017, a cidade de Bonito, em Pernambuco, prepara-se agora para mais um avanço pioneiro em direção à sustentabilidade e ao bem-viver. Às vésperas do Dia Mundial do Meio
Ambiente (05 de junho), a Câmara Municipal de Vereadores e a Prefeitura de Bonito, através das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente, realizam a primeira audiência pública para a construção do Plano Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica de Bonito. É nesta quarta-feira, 02 de junho, às 9h.

Com o tema “Construindo avanços em torno do Plano Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica de Bonito (PE)”, a audiência pública será realizada de forma remota, em cumprimento às normas sanitárias de controle à disseminação da Covid-19. Aberta ao público, a audiência acontece pela plataforma virtual do Zoom e é transmitida ao vivo através do Facebook oficial da Câmara de Vereadores do Bonito (/Câmara-de-Vereadores-do-Bonito-PE).

Para participar do debate, é necessário se inscrever pelo link: https://forms.gle/P3cywasnDe7yUDxv7.

PROJETO
Com o projeto de lei a ser discutido, Bonito dá os primeiros passos rumo à construção de sua Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica (PMAPO), tornando-se o primeiro município pernambucano a elaborar diferentes estratégias necessárias ao processo de transição agroecológica – uma das chaves para um futuro melhor ao planeta. A própria Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) aponta a agroecologia como um caminho fundamental e possível para a erradicação da fome na América Latina e Caribe, por exemplo.

O objetivo da instituição dessa política em Bonito é “integrar, articular e adequar políticas públicas, programas e ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica, contribuindo para o desenvolvimento
sustentável e a qualidade de vida da população, por meio do uso sustentável dos recursos ambientais e da oferta e do consumo de alimentos saudáveis, de origem animal e vegetal”.

Dessa forma, Bonito planeja sua integração ao Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, instituído em 2012, e à Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica de Pernambuco, de 2021. O plano do município é impulsionado pela participação social e pela incidência política de atores e organizações públicas e privadas presentes no território.

A audiência pública contará com o apoio da Associação de Agricultores(as) Vida Agroecológica; do Coletivo Aimirim; do Movimento Camponês Popular – MCP; do Mercado da Vida; do Núcleo de Agroecologia e Campesinato/UFRPE; do Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – INCUBACOOP; do
Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial – PPGADT/UFRPE; do Serviço de Tecnologia Alternativa – Serta; do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Pernambuco – CDRS PE; e da Comissão de Produção Orgânica de Pernambuco – CPOrg/PE.