Há 40 anos, a Clínica de Bovinos da UFRPE era criada no Agreste Meridional de Pernambuco, em Garanhuns. À época, em 1979, a universidade brasileira firmava convênio com a Universidade de Hannover (Alemanha) para atuação de profissionais de Medicina Veterinária, com foco acadêmico. Atualmente, a Clínica de Bovinos de Garanhuns (CBG) tem forte atuação não apenas na pesquisa e ensino, mas principalmente extensão, com relação estreita junto ao pequeno e médio produtor, além de atender também os rebanhos de grandes produtores. Amanhã (13/09), a UFRPE comemora e homenageia a CBG e os profissionais atuantes na clínica pelo forte impacto social gerado na região e o impulsionamento no desenvolvimento agropecuário, econômico, social e científico do município, estado e país.
Com ativa presença na bacia leiteira no Agreste, a CBG atende 800 animais ao ano. Cerca de 150 são equinos e 650 são ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos). “Ao longo dos anos, e agora nos seus 40 anos, vemos que houve a consolidação do trabalho de atendimento da Clínica, tanto na área de ensino, como também na pesquisa e na extensão”, comenta Nivaldo de Azevedo, médico veterinário da UFRPE e coordenador da CBG. Para dar conta dos atendimentos são 8 profissionais de Medicina Veterinária auxiliados por oito residentes e oito estágios. São cerca de 90 propriedades acompanhadas pelos profissionais, que atendem rebanhos de animais na região. “Nós percebemos a satisfação e o retorno das pessoas”, declara Nivaldo ao falar da acolhida e recepção dos proprietários atendidos.
A Clínica de Bovinos desenvolve atividades nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, laboratório clínico, diagnóstico por imagens e anátomo-patológico em ruminantes e equídeos por meio do atendimento hospitalar à comunidade rural, procurando orientar e solucionar problemas de ordem sanitária. Foi nesse espaço que, há 25 anos, o professor José Augusto Bastos atua construindo com assistência técnica pela clínica ao produtor do campo. “Nós trabalhamos de domingo a domingo; ou seja, há atendimento em situações emergenciais durante à noite relacionadas a partos de vacas, que é um problema sério na região. Isso cria problemas grandes para o produtor e, ao mesmo tempo, ele sabe onde pode ser amparado”, destaca o docente ao falar que a clínica tem se preocupado não só com orientação, mas com atendimento emergencial aos animais. Atualmente, 15% do atendimento da clínica é em torno de obstetrícia.
A CBG tem um papel social forte na preparação de profissionais para atendimento local. Na clínica também são realizados estágios curriculares para a formação de recursos humanos na área de Medicina Veterinária. São recebidos estudantes da UFRPE (Garanhuns e Recife) e de outras escolas de Medicina Veterinária do país e do exterior, principalmente da França, por meio do programa de cooperação internacional Brafagri. “Um dos papéis sociais que realizamos é com relação ao estágio dos alunos, principalmente de alunos que não teriam condições nenhuma de fazer estágio em outras instituições”, ressalta José Augusto Bastos. Na instituição também são realizados atividades pelo programa em Residência Multiprofissional em Saúde e dois Programas de Pós-graduação stricto sensu: em Medicina Veterinária (PPGMV) e em Sanidade e Reprodução de Ruminantes (PGSRR) “A clínica alimenta esse processo de formação de uma forma natural e constante”, finaliza José Augusto.
A universidade, em alusão a data comemorativa, celebrará o aniversário da CBG, às 18h30, no Chalé Recepções, em Garanhuns. A UFRPE disponibilizará ônibus para deslocamento de dirigentes da Sede (Dois Irmãos), Codai e UACSA. O veículo sairá às 13hrs do dia 13/09. A programação conta com homenagens aos fundadores, aos primeiros médicos veterinários residentes e à equipe técnica, além de apresentação da placa de 40 anos da CBG.