Com 30 mil pessoas com 2ª dose atrasada, Recife abre vagas no sábado só para quem deve finalizar vacinação contra Covid

Segundo a prefeitura, serão disponibilizadas 11 mil vagas apenas para quem precisa tomar a segunda dose. Ação faz parte do 'Dia D', anunciado pelo governo do estado.

Por g1 PE

Recife terá esquema especial para aplicar segunda dose de vacina contra Covid, no sábado (25) — Foto: Reprodução/TV Globo

No Recife, 30 mil pessoas estão com a segunda dose de vacina contra a Covid-19 em atraso. Para incentivar o comparecimento aos pontos de imunização e reduzir esse número, a prefeitura anunciou, nesta quinta (23), a abertura de 11 mil vagas, no sábado (25), só para quem precisa completar o esquema vacinal.

Essa iniciativa faz parte do Dia D de vacinação contra a Covid, anunciado pelo governo de Pernambuco, em 13 de setembro. No mutirão, o município informou que vai ampliar a capacidade de vacinação para a segunda dose.

Diariamente, disse a prefeitura, 15 mil vagas são abertas para a imunização. No Dia D, 70% dos agendamentos serão feitos exclusivamente para a segunda dose.

Ainda segundo a prefeitura da capital, 16 mil pessoas que estão com a segunda dose atrasada fazem parte do grupo de adultos de 18 a 59 anos.

Em segundo lugar no ranking de atrasados está o grupo de trabalhadores da saúde. São mais de três mil pessoas nessa situação.

Na terceira e quarta colocações, aparecem os grupos de pessoas entre 60 e 64 anos, que somam duas mil, e com doenças pré-existentes, também com dois mil atrasados.

O maior número de atrasados está no Distrito Sanitário 6, na Zona Sul, com 4.706 pessoas. Em seguida, surgem os Distritos 5 e 4, na Zona Oeste, com 4.509 e 4.451, respectivamente.

No Recife, estão sendo imunizadas, atualmente, pessoas a partir de 12 anos, sem comorbidades. A cidade tem 26 pontos de imunização (veja lista no fim da matéria).

Eles funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação e 14 no esquema drive-thru.

Para tomar a vacina, é preciso fazer o agendamento pelo site ou do aplicativo de celular Conecta Recife.

Sobre os atrasos, a prefeitura disse ter realizado buscas e enviado alertas por Whatsapp, email e mensagem de texto.

Desde o fim de agosto, a adminitração passou a fazer ações nas comunidades para vacinar os moradores, sem a necessidade e deslocamento.

Mais de 45 locais foram visitados pelos profissionais da Secretaria de Saúde. O município informou, ainda, que também tem realizado um trabalho semanal nos mercados públicos para reforçar o agendamento de quem tem dificuldade de se cadastrar.

Desde janeiro de 2021, O Recife aplicou mais de dois milhões de doses dos imunizantes. Desse total, 79% já receberam ao menos uma dose e 44% estão com o esquema vacinal completo.

Orientação

A população que tomou a primeira dose de Coronavac precisa esperar até 28 dias para tomar a segunda dose.

O intervalo para aqueles que tomaram a Astrazeneca é de 90. As pessoas que receberam o imunizante da Pfizer, podem completar o esquema a partir de 60 dias da primeira dose.

Veja onde se vacinar

Salas de vacinação

• Sest Senat, no Porto da Madeira;
  • Porto Digital (Apolo 235), no bairro do Recife;
  • Unicap, na Boa Vista;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • UPA-E do Ibura;
  • Uninassau, nas Graças.

Drive-thru

• Sest Senat, no Porto da Madeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • Geraldão, na Imbiribeira;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
  • BIG Bompreço de Boa Viagem;
  • BIG Bompreço de Casa Forte,
  • Unicap (Boa Vista);
  • Carrefour (Torre).

Reforço

Também nesta quinta, a prefeitura do Recife anunciou que vai começar a aplicar, na sexta-feira (24), a dose de reforço de vacina contra a Covid-19 em pessoas com idades entre 65 e 69 anos. Para isso, elas precisam ter completado o esquema vacina há, pelo menos, seis meses.

Covid em Pernambuco

Pernambuco confirmou, nesta quinta, 394 casos da Covid-19 e 12 óbitos provocados pela infecção. Com esse acréscimo, o estado passou a totalizar 617.304 infectados pelo novo coronavírus e 19.659 mortes devido à doença. Os registros da pandemia começaram a ser feitos em março de 2020.

link : https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/09/23/com-30-mil-pessoas...