Docentes de graduação têm até 10 de fevereiro para propor disciplina internacional

Card

Desde 2021, uma experiência de aprendizado internacional na UFRPE é a proposta de uma das ações do Núcleo de Internacionalização do Instituto IPÊ: o Programa de Mobilidade Virtual. Através da oferta de disciplinas de graduação em idioma estrangeiro (inglês, espanhol, francês) ou português, docentes podem ministrar aulas para estudantes da UFRPE e das dezenas de universidades estrangeiras que são parceiras internacionais (atualmente, 74 acordos de cooperação internacional estão vigentes na Universidade).

As propostas das disciplinas, já existentes na grade curricular ou especialmente criadas para a finalidade, com enfoque inter ou transdisciplinar, deverão ser enviadas pelos departamentos ou pelos professores até o dia 10 de fevereiro de 2024, conforme o Edital nº 16 do NINTER, através do preenchimento do formulário de aplicação disponível no link https://forms.gle/jcgHiZpjDi9NsF1p7. As aulas serão oferecidas durante o semestre letivo 2024.1 (abril) em uma das duas possíveis modalidades: Mobilidade Acadêmica Virtual e Aula Global / Collaborative Online International Learning (COIL)

Na Mobilidade Acadêmica Virtual, a disciplina é ministrada em idioma estrangeiro ou português pelo professor da UFRPE a estudantes das parceiras internacionais e estudantes da UFRPE. Cada professor responsável deverá enviar a proposta de disciplina da grade curricular já existente ou cria-lá até o início do semestre 2014.1, seguindo os trâmites da criação de uma disciplina optativa para aprovação do Colegiado de Coordenação Didática (CCD) do Departamento, que envia à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) para o cadastramento da oferta no SIGAA.

Entre os exemplos da Mobilidade Acadêmica Virtual, a disciplina Engenharia Solar Fotovoltaica está sendo ministrada pelo professor Oswaldo Ando na Unidade Acadêmica de Santo Agostinho (UACSA) para 29 estudantes da UFRPE e 12 estudantes da Universidad Privada del Este (UPE), do Paraguai. Outra proposta é a disciplina The Behavioral Economics of Global Affairs, ministrada em língua inglesa, semestralmente, pelo professor Luiz Maia a estudantes da graduação em Economia.

"A ideia foi trazer um pouco da experiência do ensino bilingue integrado (Português-Espanhol) para a UACSA-UFRPE, aliado à presença de tutores e professores convidados hispanohablantes, promovendo o bilinguismo, proporcionando aos discentes um enriquecimento da experiência de aprendizado e de vivência internacional. Devido a convivência e interação com estudantes de outros países, mesmo que seja à distância, tendo a oportunidade de trocar conhecimentos e perspectivas com discentes de diferentes origens e realidades, proporcionando uma exposição à diversidade cultural e uma compreensão mais ampla das perspectivas do mundo cada vez mais interligado e globalizado. Logo, a convivência com a diversidade no ambiente acadêmico, contribuindo para a formação de profissionais e cidadãos conscientes e preparados para atuar na realidade dos dias atuais", diz o professor Oswaldo Ando.

Já a modalidade Aula Global ou Collaborative Online International Learning (COIL) tem o objetivo de oferecer disciplinas em língua estrangeira ou portuguesa ministradas pela parceria entre docentes da UFRPE e das instituições conveniadas fora do país, tendo como público-alvo estudantes da graduação de ambas as instituições envolvidas. Assim, as atividades são desenvolvidas conjuntamente pelo(a) docente da UFRPE com o(a) docente da parceira internacional, e torna-se ainda mais interessante quando compartilha professores com variadas formações, numa perspectiva multidisciplinar e multicultural, proporcionando uma experiência de imersão em diferentes aspectos acadêmicos e interculturais globais.

Na modalidade COIL, a disciplina Pedagogia de Paulo Freire foi ministrada em 2023 pelas professoras Monica Folena, do Departamento de Educação da UFRPE, e Emma Raposo, da Universidad Nacional de Educación (UNAE) do Equador, para 18 estudantes da UFRPE e 32 equatorianos da UNAE, e resultou na escrita do artigo A Pedagogia de Paulo Freire na Formação Docente: A experiência de internacionalização entre a UFRPE e a UNAE, apresentado no V Congresso Internacional de Educação na Universidad Nacional de Educación, na cidade de Cuenca, Equador.

Caso o docente tenha interesse em estabelecer contato com algum parceiro da UFRPE com mediação do NINTER para realizar o COIL poderá entrar em contato com o NINTER por e-mail: international@ufrpe.br ou chamado.ipe@ufrpe.br. Na ação chamada Match Coil (Collaborative Online International Learning), o NINTER intermedia a proposta de disciplina conjunta do professor da Rural com um professor parceiro internacional, através do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScOyRW1bFsCWY1UhmtJvpVBV0DEjeMUqjpY-nNHYDdewx_PVw/viewform

Cronograma:

Edital:

Formulário para propor disciplina:

Formulário Match Coil:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScOyRW1bFsCWY1UhmtJvpVBV0DEjeMUqjpY-nNHYDdewx_PVw/viewform

Contato:
international@ufrpe.br
chamado.ipe@ufrpe.br

Programa de Mobilidade Mobilidade Acadêmica Virtual COIL Cooperação Internacional Graduação