Egressos da UFRPE são finalistas da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio

Eliton e Milena

Nesta quarta-feira (27/03), serão premiados o(a)s 10 melhores professore(a)s de Matemática do País, que conquistaram a categoria Ouro na primeira edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Entre o(a)s 20 finalistas, estão dois egressos da UFRPE: Milena Monique de Santana Gomes, que cursou Licenciatura em Matemática na Instituição, e Eliton Mendes Pedrosa Simes, mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UFRPE).

A competição se iniciou com 600 participantes de todo o Brasil. Hoje, restam apenas 20 professore(a)s na disputa pela honraria e a oportunidade de embarcar em um intercâmbio técnico e cultural no país mais desenvolvido em pesquisas matemáticas. O(a)s vencedore(a)s ganharão uma viagem para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco), em Xangai, na China, em outubro. A nação asiática ocupa o primeiro lugar no ranking do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), principal avaliação da educação básica no mundo.

O Brasil ocupa hoje a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgado no final ano passado, levando em conta os resultados da área de Matemática. Por outro lado, faz parte da elite da Matemática mundial (nível 5 da Internacional Mathematical Union – IMU) com pesquisadore(a)s e professore(a)s reconhecido(a)s mundialmente. A equação mal resolvida mobilizou um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na criação da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), no ano passado, e agora é chegada a hora de conhecer o(a)s vencedore(a)s nas categorias ouro, prata e bronze.

Um evento online – para facilitar a participação de inscritos de norte a sul do País – marca a divulgação dos resultados. Ao todo, 67 professores foram premiados, dos quais 48 na categoria bronze, 10 na categoria prata e 10 na categoria ouro. Os 10 premiados na categoria ouro só serão conhecidos no dia 27. Haverá transmissão pelo canal: https://www.youtube.com/@FGV

“Será uma oportunidade ímpar de imersão, aprendizado e troca de conhecimento. Nosso objetivo é reconhecer e valorizar iniciativas bem-sucedidas no ensino da Matemática em todo o País, de forma a disseminá-las, trabalhando para melhorar a qualidade do ensino da disciplina e, assim, contribuindo para alavancar a posição do Brasil no ranking mundial, a médio e longo prazo”, considera Adauto Caldara, membro do Conselho Gestor da Olimpíada..
Depois da viagem de premiação, o próximo passo previsto é a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação.
O processo de avaliação do(a)s professore(a)s participantes incluiu três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista que teve, entre os avaliadores, o professor Cristovam Buarque, que é membro do Conselho Acadêmico da OPMBr.

"É uma grande honra e uma enorme satisfação estar entre os finalistas desta prestigiosa competição nacional. A educação e a matemática mudaram drasticamente a minha viva e é isso que busco proporcionar para os estudantes. É um prazer vê-los aprender, interessados e mudando a vida deles também por meio de oportunidades criamos juntos”, ressalta Milena Monique, que atualmente leciona a matéria no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem (CEEEA) Sesquicentenário, em João Pessoa. Durante as fases da OPMBr, a professora apresentou uma variedade de projetos inovadores destinados a tornar o ensino da matemática mais acessível e envolvente para seus alunos. Um dos principais focos de seus projetos é desmistificar o medo associado à disciplina, buscando oferecer uma abordagem simples e natural à matemática. Além disso, ela desenvolveu o projeto “Mulheres na Matemática", que inclui pesquisas, debates e a criação de jogos educativos, destacando o papel das mulheres nessa área. Outras iniciativas incluem desafios matemáticos em sala de aula e o "Matemátic-tac", um jornal matemático com redatoras meninas, visando promover a representatividade feminina no campo da matemática. Milena também organizou a "I Olimpíada Interclasse de Matemática", uma gincana entre as turmas, promoveu uma parceria  com o departamento de matemática da UFPB para palestras e conquista de bolsas de iniciação científica, entre outras ações.

O recifense Eliton Simes, de 48 anos, é formado em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também possui Licenciatura na área pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu (FACIG). Eliton ingressou no PROFMAT pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no fim de 2021 e é um dos mais de 7.000 profissionais que se tornaram mestres pelo Programa da SBM.

“Foi no PROFMAT onde tive acesso a bons professores, tive acesso a ensino de excelência. Foi a partir dele que decidi me dedicar exclusivamente à educação pública e tentar devolver para a sociedade aquilo que ela me deu. Da mesma forma que a matemática mudou a minha vida, eu desejo fazer com que eu consiga mudar a vida de muitos estudantes”, comenta o professor.

A realidade atual só pôde ser concretizada com muito esforço e dedicação. De origem humilde, Eliton cresceu transitando entre Recife e Olinda. Sempre gostou de matemática e sua mãe o incentivava com jogos de lógica.

* Com informações do Governo da Paraíba e da Sociedade Brasileira de Matemática