Em defesa das universidades, reitores e deputados federais se reúnem na UFRPE nesta segunda (13/05)

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) recebe, nesta segunda-feira, a partir das 15h, reitores e representantes das universidades do Estado e deputados que integram a Frente pela Valorização das Universidades Federais. O encontro, idealizado pela reitora da UFRPE, Maria José de Sena, tem como objetivo articular ações em conjunto pela defesa das universidades públicas federais, frente ao corte orçamentário médio de 30% realizado pelo Ministério da Educação nas despesas de custeio e investimento das instituições federais de ensino superior.

A reunião será realizada no auditório da Biblioteca Manuel Correia de Andrade, localizada no campus Dois Irmãos da UFRPE.

Confirmaram presença no encontro os deputados federais João Campos e Danilo Cabral (PSB), Túlio Gadelha (PDT), Fernando Monteiro (PP). Outros parlamentares também são aguardados no encontro. Reitores e representantes da UFRPE, UFPE, Univasf, IFPE, entre outras instituições, também participam da reunião.

A Frente pela Valorização das Universidades Federais foi lançada no dia 24 de abril na Câmara dos Deputados, em Brasília, e é uma associação suprapartidária, da qual fazem parte deputados de diversos partidos e matizes ideológicas.

De acordo com a reitora da UFRPE, o diálogo com os parlamentares busca fortalecer a rede de apoio para as universidades e para a Educação em Pernambuco.

“Nosso compromisso é com a defesa das políticas públicas de Educação, em todos os níveis. Esse debate é do interesse não só das instituições, mas de toda a sociedade”, destacou Maria José de Sena. “Os cortes orçamentários praticamente inviabilizam o funcionamento das universidades federais neste ano. Mas também afetam toda a educação brasileira, já que as políticas públicas da área serão diretamente afetadas com as reduções de orçamento que estavam previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano”, enfatizou a gestora.