Estudante da UFRPE é premiada no XX Encontro de Zoologia do Nordeste

estudante premiada ufrpe

Maria Mylena Oliveira da Cruz, aluna de licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE, foi uma das premiadas no XX Encontro de Zoologia do Nordeste, ocorrida em Maceió/Alagoas entre os dias 1º e 4 de setembro.

Intitulado “Zooplâncton como bioindicador da qualidade da água do estuário do rio Capibaribe”, o trabalho de Maria Mylena foi considerado o melhor trabalho científico, nível graduação, relacionado aos invertebrados aquáticos do evento e é oriundo de sua bolsa BIC/FACEPE recentemente renovada por mais um ano (2019/2020).

O estudo constata que a forte poluição do rio tem afetado a comunidade planctônica, que é a base das teias alimentares aquáticas. A comunidade de estuários não impactados geralmente é composta por microcrustáceos e larvas de moluscos, camarões e caranguejos. No estuário do rio Capibaribe, foi descoberto que a comunidade está representada por espécies de menor porte (rotiferos e microcopépodes), indicadoras de ambientes degradados. A abundância desses organismos está bem abaixo do constatado em outros estuários, mostrando que a porção final do rio Capibaribe está em nível crítico, comprometendo a sustentabilidade dos ecossistemas associados, como os manguezais e a região costeira adjacente (que recebe influência das águas desse importante rio).

estudante ufrpe premiada

Informações e imagens: www.facepe.br