Estudantes de Educação Física resgatam brincadeiras de rua em manhã de atividades

Dois grupos fazendo cabo de guerra. Prédio da UFRPE ao fundo

Julianne Mendonça - texto e fotos
julianne-ccs@ufrpe.br

Os alunos do 5º período do curso de Educação física da UFRPE realizaram, na última quinta-feira (26/07), uma gincana de integração. O objetivo do evento foi promover, por meio do resgate de antigas brincadeiras de rua, a aproximação dos alunos, colocando em prática os conhecimentos vistos em sala de aula. A ação também buscou promover desenvolvimento da capacidade de gestão de pessoas entre os futuros professores, além, claro, da prática de exercícios físicos.

“A ideia da prática integrativa, com eixo ‘Esporte na Escola’, surgiu dos próprios alunos do quinto período. Eles desenvolvem as brincadeiras com os alunos do primeiro e do segundo períodos, afim de colocar em prática o que farão quando forem professores”, explica a professora Ana Luísa Vieira, do departamento de Educação Física.

Debaixo de um sol escaldante, os alunos se dividiram em equipes – roxo, azul e laranja – para a realização das atividades, dentre elas: cabo de guerra, corrida do ovo e disputas na piscina. As brincadeiras desencadearam, de forma leve e divertida, a coletividade e o fair-play, princípios fundamentais na execução de atividades físicas.

Confira a seguir na nossa galeria como foi a manhã.

Imagem da área esportiva que fica em frente ao prédio central da ufrpe, mostrado uma quadra onde estão os estudantes, a piscina e o campo de futebol

estudantes vendados arremessam bolas em cestas de basquete improvidasas

estudantes divididos em grupo puxam corda, em cabo de guerra

corrida do ovo: estudante mulher vendada segura colher com ovo dentro sendo conduzida por estudante homem