[FOLHA DE PERNAMBUCO] Ensino remoto na UFRPE é aprovado com semestre extra; aulas começam em agosto

Ensino remoto na UFRPE é aprovado com semestre extra; aulas começam em agosto

Plano de Funcionamento para o período da pandemia segue os moldes do calendário da UFPE. Alunos de baixa renda poderão requisitar auxílio para compra de equipamentos.

Por Artur Ferraz 17/07/20 às 18H52 atualizado em 17/07/20 às 19H40

UFRPEUFRPE - Foto: Divulgação

Assim como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também adotará o ensino remoto por meio de um semestre extra. A matrícula será opcional, e as disciplinas cursadas na modalidade on-line serão descontadas automaticamente da carga horária do aluno quando forem retomadas as atividades presenciais, o que está previsto para 2021. Para garantir o acesso de estudantes de baixa renda, será oferecido um auxílio para compra de computadores ou tablets, além de um pacote de internet.

O Plano de Funcionamento da UFRPE para o período da pandemia foi aprovado, por unanimidade, pelos Conselhos Superiores da instituição, em reunião nesta sexta-feira (17). O calendário letivo do semestre remoto será validado na próxima semana, mas, de acordo com o reitor da universidade, professor Marcelo Carneiro Leão, a previsão é de que as aulas on-line comecem no dia 17 de agosto. “Nós fizemos um grupo de trabalho, um levantamento com estudantes, professores, fizemos uma grande discussão”, conta.

Durante o semestre, todas as aulas serão ministradas pela internet, e a adesão será facultativa tanto para os estudantes quanto para os professores. Os alunos de renda familiar per capita de 1,5 salário mínimo poderão solicitar o Auxílio Emergencial para Inclusão Digital por meio de um edital publicado no site da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progest). O benefício, de R$ 1.380, será repassado em quatro parcelas, cada uma delas no valor de R$ 345.

O reitor estima que, dos pouco mais de 16 mil estudantes de graduação, cerca de 60% se encontram em situação de vulnerabilidade social e apresentam alguma dificuldade de acesso à internet em casa. “A gente baseou esse valor para um Chromebook, que custa em torno de R$ 1.300. Fora isso, o aluno vai fornecer o telefone e ter acesso ilimitado aos domínios utilizados no ensino remoto, como o Google Classroom”, explica. A matrícula para as disciplinas remotas deverá ser feita pelo Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (Siga).

A publicação do protocolo do Governo do Estado para o retorno das atividades presenciais nas unidades de ensino não deve alterar o calendário do próximo semestre. O professor Marcelo Carneiro projeta a retomada apenas em 2021, a depender de como a transmissão da doença se comporta até lá. “Só se surgir uma vacina ou algo novo, pelo menos até o fim do ano, vamos continuar com os semestres excepcionais através do ensino remoto”, afirma.

UFPE

Na última sexta-feira (10), a regulamentação do Calendário Acadêmico Suplementar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A adesão é facultativa para os alunos e docentes, e o semestre remoto terá início no dia 17 de agosto.

LINK: Ensino remoto na UFRPE é aprovado com semestre extra; aulas começam em agosto