[G1] Recife agenda dose de reforço contra a Covid para trabalhadores de saúde e idosos maiores de 60 anos

É preciso ter completado a imunização há ao menos seis meses. Agendamento começa às 20h desta sexta (1º), no site e aplicativo Conecta Recife.

Por g1 PE

Doses da Pfizer devem ser usadas para dose de reforço no Recife — Foto: Heudes Regis/SEI-PE

Idosos a partir de 60 anos e trabalhadores de saúde do Recife podem agendar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19, a partir das 20h desta sexta-feira (1º). O cadastro é feito pelo site e aplicativo Conecta Recife e é válido para quem completou o esquema vacinal há ao menos seis meses, com imunizantes em duas doses ou aplicação única.

De acordo com a prefeitura, estão nos novos grupos contemplados cerca de 2.896 pessoas com mais de 60 anos e 41.117 trabalhadores da saúde.

O anúncio do agendamento ocorreu no mesmo dia em que o governo do estado autorizou a inclusão desse público entre os prioritários para o reforço vacinal.

Até então, podiam receber a dose de reforço no Recife idosos em abrigos, pessoas a partir de 65 anos e pessoas com baixa imunidade. Até esta sexta-feira, segundo o município, 20.805 pessoas desses grupos tinham sido vacinadas com a dose adicional.

A prefeitura disse que a aplicação pode ocorrer a partir do sábado (2). No entanto, isso depende da disponibilidade de vagas.

No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal. São aceitos o cartão de vacinação impresso e o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.

No caso de trabalhadores de saúde que tenham tomado as duas doses da vacina na capital, não é preciso apresentar documento que comprove a profissão. Basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacina.

Segundo a orientação do Ministério da Saúde, o Recife informou que a dose de reforço será aplicada preferencialmente com o imunizante da Pfizer, independentemente da vacina aplicada na primeira e segunda doses.

A combinação das vacinas é recomendada pelo ministério, após estudos, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comprovarem que a resposta imunológica contra a Covid-19 não é comprometida por essa prática.

Vejas quem pode tomar a dose de reforço

• Idosos a partir de 60 anos;
  • Trabalhadores de saúde;
  • Pessoas com imunodeficiência primária grave;
  • Quimioterapia para câncer;
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras;
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids, com CD4 <200 céls/mm3;
  • Uso de corticoides em doses ≥ 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias;
  • Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
  • Pacientes com hemodiálise;
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Veja onde se vacinar

No Recife, há 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação em centros que ficam nos seguintes locais:

• Sest Senat, no Porto da Madeira;
  • Porto Digital (Apolo 235), no bairro do Recife;
  • Unicap, na Boa Vista;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • UPA-E do Ibura;
  • Uninassau, nas Graças.

Também estão disponíveis 14 pontos de drive-thru, em que as pessoas não precisam sair do carro para tomar vacina. Eles ficam no seguintes locais:

• Sest Senat, no Porto da Madeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • Geraldão, na Imbiribeira;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
  • BIG Bompreço de Boa Viagem;
  • BIG Bompreço de Casa Forte,
  • Unicap (Boa Vista);
  • Carrefour (Torre).

Link:  https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/10/01/recife-agenda-dose...