[G1] Recife amplia vacinação contra Covid-19 para trabalhadores da indústria e da construção civil a partir de 38 anos

Integrantes da nova faixa etária podem fazer agendamento a partir das 18h desta quarta (30). Prefeitura também anunciou novo drive-thru no bairro da Boa Vista.

Por G1 PE

Homem recebe vacina contra Covid-19 em ponto de drive-thru no Recife — Foto: Everaldo Silva/TV Globo

Trabalhadores da indústria e da construção civil com idades a partir de 38 anos que atuam no Recife podem agendar, a partir das 18h desta quarta-feira (30), para tomar a vacina contra a Covid-19 da quinta-feira (1º) em diante. O agendamento é feito exclusivamente pela internet.

O anúncio da ampliação da faixa etária dos trabalhadores desses setores, que era a partir de 40 anos, foi acompanhado também da divulgação de um novo ponto de drive-thru de vacinação, em que a pessoa não precisa saltar do veículo para ser imunizada, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista.

As pessoas que atuam nesses grupos precisam anexar durante o agendamento pela plataforma Conecta Recife, também disponível como aplicativo para smartphones (saiba como se cadastrar), cópia de um documento oficial de identidade com foto e a declaração da empresa onde atua - o modelo fica disponível também no portal. Esses documentos também devem ser levados no dia da vacinação.

No Conecta Recife, também há uma lista emitida pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) com as indústrias incluídas neste grupo prioritário.

Confira os outros grupos que podem ser vacinados na capital:

• Público em geral a partir de 40 anos de idade;
  • Trabalhadores da educação;
  • Trabalhadores da saúde;
  • Trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiro;
  • Trabalhadores do sistema metroviário;
  • Trabalhadores do sistema ferroviário;
  • Trabalhadores do sistema aquaviário;
  • Trabalhadores portuários;
  • Conselheiros tutelares;
  • Caminhoneiros;
  • Guardas municipais;
  • Trabalhadores da limpeza urbana;
  • Defesa Civil;
  • Funcionários de Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros Pop;
  • Trabalhadores de instituições de longa permanência (abrigos);
  • Pessoas com deficiência severa a partir de 18 anos que moram em residências inclusivas;
  • Pessoas com idade entre 18 e 59 anos que são transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
  • Pessoas com síndrome de Down;
  • Pacientes que vivem com HIV;
  • Doentes renais crônicos que fazem hemodiálise;
  • Obesos mórbidos;
  • Pessoas entre 18 e 59 anos com quaisquer comorbidades elencadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19;
  • Pessoas com deficiência com idades a partir de 18 anos e que recebem o BPC.

novo local

O acesso ao drive-thru na Unicap é feito pela Rua do Príncipe, onde também já estava funcionando uma sala de vacina desde o começo do mês. O atendimento é feito das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. Confira os outros pontos de drive-thru:

• Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • Geraldão, na Imbiribeira;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
  • BIG Bompreço de Boa Viagem e
  • BIG Bompreço de Casa Forte.

Os pontos onde as pessoas não precisam ir de carro são os seguintes:

• Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • UPA-E do Ibura.

Link: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/06/30/recife-amplia-vaci...