[G1] Recife vacina contra Covid sem agendamento em um local e realiza testes gratuitos em outros sete nesta terça-feira; veja lista

Equipes itinerantes também fazem busca por pessoas a partir de 12 anos que ainda não foram imunizadas contra Covid-19 ou não completaram o ciclo vacinal.

Por g1 PE

Mulher é vacinada contra Covid-19 em ponto itinerante da prefeitura do Recife — Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife

Moradores do Recife podem ser vacinados contra a Covid-19 sem agendar antes em um local nesta terça-feira (9). A população também pode ter acesso a testes gratuitos para detectar a doença em sete locais (veja detalhes mais mais abaixo).

Atualmente, a capital vacina adolescentes a partir de 12 anos e aplica dose de reforço em pessoas com mais de 55 anos, profissionais de saúde e pessoas com baixa imunidade.

De acordo com a prefeitura, durante o programa de vacinação itinerante, profissionais da Secretaria de Saúde vão buscar pacientes dentro do perfil para receber a primeira ou segunda dose. As ações ocorrem das 8h às 12h, até a sexta-feira (12) (saiba quem pode ser vacinado mais abaixo).

As localidades, segundo a prefeitura, foram escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Nesses locais, as equipes fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife, ferramenta em que é feito o agendamento para a vacinação na capital.

Os moradores precisam apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e as documentações específicas para cada um dos grupos prioritários. Quem não tiver comprovante de residência, pode fazer uma autodeclaração de residência.

Confira a programação da semana:

Terça-feira (9)

• Largo do Salgado - Trav. Do Salgado, S/N, Santo Amaro

Quarta-feira (10)

• Sítio dos Pintos - Rua Alto do Bom Jesus, S/N, Sítio dos Pintos - No Início da escadaria
  • Embaixo da Rede - Rua Leila Félix Karan, Torrões - Em frente à Creche Esperança
  • Comunidade da Loca - Rua Piramboia, 77, Tejipió - Em frente ao Hospital Otávio de Freitas
  • Alto do Refúgio - Rua Alto do Refúgio, 468, Nova Descoberta - Na associação de mães
  • MST Jordão Alto - Assentamento ao lado da Escola Técnica Estadual

Quinta-feira (11)

• Palha de Arroz - Rua Inácio Cordeiro do Nascimento, S/N, Arruda

Sexta-feira (12)

• Chié - Rua Gov. Dix Sept Rosado, Campo Grande - Em frente ao nº 183

Testagem

Ponto de testagem itinerante da Covid-19 no Recife — Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife

Desta terça-feira (9) até a sexta-feira (12), 12 localidades recebem ações de testagem para a Covid, com funcionamento das 8h às 16h. Qualquer pessoa pode fazer o teste, que detecta a doença ativa. O resultado sai em menos de 30 minutos. É preciso apresentar um documento de identificação.

Caso pessoas com sintomas respiratórios tenham resultado do teste negativo, os próprios profissionais agendam, por meio do site Atende em Casa, a realização do exame RT-PCR.

Confira a programação:

• Academia da Cidade da Beira Rio, na Avenida Beira Rio - Torre
  • Marco Zero, ao lado do Centro de Artesanato de Pernambuco
  • Estação Tancredo Neves -Metrô, em Boa Viagem
  • Parque Urbano da Macaxeira, na Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, s/n - Macaxeira

Quem pode se vacinar

Atualmente, o Recife vacina pessoas a partir de 12 anos. Além disso, podem receber a dose de reforço maiores de 55 anos e profissionais de saúde que completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses e pessoas imunossuprimidas que finalizaram o ciclo de imunização há pelo menos 28 dias.

O esquema vacinal é considerado completo quando a pessoa toma duas doses dos imunizantes CoronaVac, Pfizer/BioNTech ou AstraZeneca/Fiocruz, ou a dose única da vacina da Janssen.

É preciso agendar o atendimento por meio do site e aplicativo Conecta Recife (saiba como se cadastrar). Os pontos de vacinação contra a Covid-19 no Recife funcionam das 7h30 às 18h30. A imunização ocorre em 13 pontos de drive-thru:

• Sest-Senat, em Porto da Madeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife;
  • Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista;
  • Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira;
  • Parque da Macaxeira, na Zona Norte;
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária;
  • Geraldão, no bairro da Imbiribeira;
  • Carrefour, no bairro da Torre;
  • Supermercado Big Bompreço (Casa Forte);
  • Supermercado Big Bompreço (Boa Viagem).

As doses da vacina também são aplicadas em salas distribuídas em vários centros de imunização, conforme lista a seguir:

• Sest-Senat, em Porto da Madeira;
  • Apolo 235, no Bairro do Recife;
  • Bloco A da Universidade Católica de Pernambuco, na Boa Vista;
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos;
  • Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro;
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo;
  • UniNassau, nas Graças;
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira;
  • Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira;
  • Parque da Macaxeira, na Macaxeira;
  • UPA-E do Ibura.

Link: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/11/09/recife-vacina-cont...