[G1] UFRPE terá duas primeiras semanas de aulas apenas pela internet por causa da alta da Covid

Semestre letivo começa no dia 14 de fevereiro. Decisão de realizar atividades remotas durante o período inicial foi anunciada nesta terça (1º).

Por g1 pe

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) fica na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Por causa da alta dos casos de Covid, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) anunciou, nesta terça (1º), que as aulas começarão no dia 14 de fevereiro e serão realizadas pela internet, no início do ano letivo. Por "medida preventiva", informou a instituição, as duas primeiras semanas do calendário terão atividades remotas.

A decisão foi tomada pelos Conselhos Superiores Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores. Na reunião, foi decidida a manutenção do calendário acadêmico de 2021.1 e 2021.2.

Ainda de acordo com a Rural, no dia 3 de março, os três conselhos definirão a data de retorno presencial das atividades acadêmicas e administrativas, “conforme normas aprovadas em dezembro de 2021”.

Por meio de nota, a UFRPE informou, ainda, que “a gestão superior continuará envidando todos os esforços para o cumprimento das medidas estabelecidas no Protocolo de Biossegurança da UFRPE, e das decisões estabelecidas pelos conselhos superiores, visando a garantir maior tranquilidade sanitária na Instituição”.

Outra decisão anunciada nesta terça é o início, nesta semana, no Campus da Zona Norte do Recife, de testagem dos servidores, professores e técnicos, além de trabalhadores tercerizados “que estejam sintomáticos e em trabalho presencial neste momento”.

A instituição disse que essas pessoas devem enviar email para testagem.covid@ufrpe.br, e aguardar orientação. “Também está sendo trabalhada a viabilidade, quando do retorno presencial pleno, da testagem de estudantes”, afirmou a nota.

A Rural disse, ainda, que os serviços essenciais definidos pela Instituição permanecem de forma presencial.

Além disso, o Comitê de Monitoramento da Covid-19 da UFRPE disponibilizará, em breve, plataforma e ferramenta digitais para controle da vacinação, informações, protocolos e comunicação acerca dos cuidados com a saúde e a vida.

Outras universidades

Desde segunda (31), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza atividades exclusivamente remotas.

A decisão foi tomada pelo reitor da UFPE e presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade, professor Alfredo Gomes, em virtude do atual cenário da pandemia da Covid-19.

A alteração da oferta das aulas em formato híbrido, presencial e online, para o formato exclusivamente remoto é válida por três semanas a partir da data de início do semestre 2021.2.

Na Universidade de Pernambuco (UPE), as atividades virtuais devem ser priorizadas até 19 de março de 2022.

A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário, que levou em consideração o formato híbrido definido para o semestre 2021.2, que começa em 21 de fevereiro deste ano.

Covid em Pernambuco

Nesta terça, Pernambuco ultrapassou a marca de 700 mil casos da Covid-19 ao totalizar 704.277 confirmações da doença.

Isso aconteceu após registrar, nas últimas 24 horas, 6.010 infectados pelo novo coronavírus, terceiro maior número contabilizado no estado desde o início da pandemia, atrás apenas dos 6.581 casos confirmados em 29 de janeiro de 2022 e os 6.487 registros em 9 de junho de 2021.

LINK: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/02/01/ufrpe-tera-duas-pr...