Nota de solidariedade ao Doutor Honoris Causa da UFRPE Padre Júlio Lancellotti

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) expressa solidariedade ao Padre Júlio Lancellotti, alvo de ataques e perseguições como a possível instalação de CPI na Câmara Municipal de São Paulo, onde o religioso desenvolve atividades de ajuda a pessoas em situação de rua e dependentes químicos.

Doutor Honoris Causa pela UFRPE, desde o dia 4 de julho de 2022, o Padre Júlio Lancellotti possui um trabalho reconhecido internacionalmente, há mais de quatro décadas, em defesa das pessoas mais vulneráveis como Vigário Episcopal do Povo da Rua. Pela sua atuação firme e notória, vem sofrendo ataques infundados de grupos conservadores e extremistas.

Autor do projeto de concessão do título de Doutor Honoris Causa ao Padre Júlio, outorgado por meio da Resolução do Conselho Universitário n° 212/2022, o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, destaca a relevância da honraria ao religioso como personalidade reconhecida por sua contribuição em projetos sociais de assistência a grupos em vulnerabilidade. “Principalmente por sua luta pela inclusão e pela contribuição à democracia, à diversidade e à pluralidade em defesa da vida”, destaca.

O título da UFRPE se soma a outras honrarias conferidas a Lancellotti pela PUC-SP e pela Universidade São Judas Tadeu e, posteriormente, no ano de 2023, pela Federal de Juiz de Fora (UFJF).