Oportunidade de bolsa de estudos para programa eramus +k107 Itália

OPORTUNIDADE DE BOLSA DE ESTUDOS PARA O PROGRAMA ERAMUS +K107 NA ITÁLIA

Instrução Normativa Nº 1/2022 - NINTER

Informamos que está aberto o processo de pré-seleção ERAMUS + KA107 International Credit Mobility para a Universidade de Sapienza, na Itália, com 1 bolsa de estudos disponível para o Brasil. Os candidatos podem ser de graduação, mestrado, ou doutorado.

Serão pré-selecionados 2 candidatos da UFRPE para a primeira fase do processo seletivo, que concorrerão com demais candidatos do Brasil para uma vaga de bolsa de estudos. O resultado final será decidido pela Universidade de Sapienza, da Itália.

O candidato deverá ter proficiência comprovada em Italiano intermediário, ou Inglês intermediário, de acordo com a oferta disponível do curso escolhido.

Deverá, portanto, verificar se o curso de sua escolha é ofertado no idioma em que é proficiente, de acordo com o site https://corsidilaurea.uniroma1.it/en

Pedimos que os interessados preencham o formulário abaixo, anexando a documentação necessária no próprio formulário, até dia 27 de Março de 2022.

Link do formulário: https://forms.gle/mMw2hh4rjNFiGFdEA

Documentação exigida pela UFRPE até o dia 27 de Março de 2022, via formulário acima (enviar com o utilizando o seu e-mail institucional ou da plataforma gmail):

• Documento com Foto

• Comprovante de Matrícula

• Histórico Escolar

• Comprovante de Proficiência (Italiano ou Inglês)

Os candidatos deverão seguir o cronograma abaixo:

O prazo para inscrição na UFRPE é até 27 de Março de 2022.

A entrevista com os candidatos será no dia 30 de Março de 2022 (enviaremos o link  e o horário posteriormente).

Indicação do candidato à Sapienza será no dia  04 de abril de 2022.

Após esse primeiro processo, o aluno receberá email da Sapienza instruindo sobre o envio da sua documentação ONLINE para formulário da própria Sapienza, com prazo até dia 30 de Abril de 2022.

Documentação exigida pelo Erasmus a ser entregue até dia 30 de Abril de 2022:

A. Graduação e Mestrado

• Curriculum Vitae

• Carta de Motivação

• Histórico Escolar

• Acordo de Aprendizado com a lista de disciplinas que irá cursar na Sapienza conforme oferta acadêmica ou descrição do tópico de pesquisa. Link do Acordo: https://erasmus-plus.ec.europa.eu/resources-and-tools/learning-agreement

• Em caso de pesquisa para tese, Carta de Aceite assinada pelo Professor da Sapienza que irá atuar como Tutor. (O candidato que for aplicar para intercâmbio com foco em pesquisa para tese, já deverá ter contato com algum professor da Sapienza previamente).

B. Doutorado

• Curriculum Vitae

• Indicação exata do curso de Doutorado de interesse dentro dos cursos oferecidos

• Carta de motivação + proposta de pesquisa detalhada

• Lista de publicações

• Carta de recomendação de professor

• Carta de Aceite assinada pelo professor da Sapienza que irá atuar como orientador do aluno.

Para maiores informações, favor entrar em contato pelo email: international@ufrpe.br ou chamado.ipe@ufrpe.br ou pelo telefone 3320-6010.

NINTER, IPÊ - UFRPE