Ouro e prata: egressos da UFRPE se destacam entre melhores professores de Matemática do Brasil

A egressa da UFRPE Milena Monique de Santana Gomes é ouro na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr) e considerada uma das 10 melhores professoras de Matemática do Brasil. Outro orgulho da Ruralinda, Eliton Mendes Simes ficou entre os 20 melhores, com a medalha de prata. Os vencedores foram conhecidos nessa quarta-feira (27/03) durante a cerimônia de premiação.

Tendo cursado Licenciatura em Matemática na UFRPE, a atual doutora e professora de escola em João Pessoa-PB Milena Monique destaca que todos os professores, ao longo de sua da vida, foram importantes, “mas para minha profissão como professora de matemática, a UFRPE teve maestria e uma contribuição ímpar”, afirma.

“Foi onde me apresentaram várias oportunidades, seja na monitoria, PIBID, eventos internos, intercâmbio e até a com representatividade feminina, durante o curso, dada por professoras de excelência. Na graduação, obtive ótimas orientações, sempre com paciência, respeito e profissionalismo de cada professor(a) e, portanto, tenho o compromisso de retribuir aos meus estudantes tudo que recebi, sempre com muita responsabilidade e paixão. E posso dizer, seguramente, que esta medalha de ouro conquistada em âmbito nacional não é só minha, mas sim nossa!”, enfatiza.

O medalhista de prata Eliton Mendes Pedrosa Simes tornou-se mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/UFRPE). “Foi no PROFMAT onde tive acesso a bons professores, tive acesso a ensino de excelência. Foi a partir dele que decidi me dedicar exclusivamente à educação pública e tentar devolver para a sociedade aquilo que ela me deu. Da mesma forma que a matemática mudou a minha vida, eu desejo fazer com que eu consiga mudar a vida de muitos estudantes”, comenta o professor.

A competição se iniciou com 600 participantes de todo o Brasil. Na final, foram premiados 20 professore(a)s na disputa pela honraria e a oportunidade de embarcar em um intercâmbio técnico e cultural no país mais desenvolvido em pesquisas matemáticas. O(a)s vencedore(a)s ganham uma viagem para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco), em Xangai, na China, em outubro. A nação asiática ocupa o primeiro lugar no ranking do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), principal avaliação da educação básica no mundo.