Professores da UAST lançam livro sobre Nanotecnologia na escola

Os professores da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE) Maria Suely Costa da Câmara e José Antônio Feitosa Apolinário, em parceria com a professora Ledjane Maria Alves Oliveira, docente da EREM Ayres Gama/Flores/PE, lançaram o livro: Nanotecnologia na Escola: Do ensino fundamental ao superior pela editora dialética.

A obra se trata de um produto educacional fruto do projeto de monografia Nanotecnologia e geometria molecular: abordagem para o ensino médio de Química por meio da preparação e aplicação do cristal e desodorante de kal(so 4 ) 2 12h 2 o através do método cooperativo de aprendizagem Jigsaw.

Nanotecnologia é uma área da ciência que foi reconhecida a menos de um século, contudo as pesquisas e avanços tecnológicos nessa área foram colossais, representando, hoje, um dos temas de maior interesse no mundo e contribuindo significativamente para o progresso científico em várias áreas do conhecimento. As orientações curriculares para o Ensino Médio defendem a introdução de temas relevantes e atuais como a Nanociência e a Nanotecnologia, além de outros de forte relação com aspectos sociais e ambientais com o objetivo de proporcionar a inovação e o empreendedorismo nas escolas.

Nesse livro, é abordada a forma geométrica, tamanho das partículas, ligações químicas e alotropia do carbono na nanotecnologia bem como a relação da disciplina de química frente às questões do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade. Neste contexto, torna-se essencial o ensino deste tema nas escolas de nível básico.

O livro está disponível em: https://www.editoradialetica.com/product-page/nanotecnologia-na-escola