Progepe promove curso de introdução à Ciência de Dados usando R

Professor: Prof. Dr. Gilberto Pereira Sassi (professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal da Bahia).
Moderadores:

• Rodrigo Mota da Silva Arte Educador, Produtor Cultural e Bacharelando em Cultura pela UFRB.
  • Danilo Boa Morte técnico em informática e Bacharelando em Humanidades/Políticas e Gestão da Cultura pela UFBA.

Número de vagas: 50.

Resumo: O conhecimento da ciência estatística e suas metodologias, bem como ferramentas para manipulação e análise de dados, é uma habilidade muito importante nas mais diversas diferentes áreas do conhecimento. Este curso se propõe a ensinar a linguagem R, que é a linguagem mais usada para ciência de dados. A popularidade da linguagem R é impulsionada pelas atualizações e melhorias recorrentes, pela grande comunidade de usuários que adicionam novas funcionalidades diariamente à linguagem através de pacotes e pela sua sintaxe considerada simples. Neste curso, o foco será explicar conceitos de exploração e visualização de dados em um contexto prático, onde usaremos o framework tidyverse, principalmente os pacotes dplyr e ggplot2. Como resultado deste curso, esperamos que as participantes demonstrem um domínio relevante da exploração e visualização de dados e nível básico da linguagem R. O curso consistirá em atividades síncronas usando a plataforma sympla+zoom, onde usaremos exemplos reais para ilustrar o emprego da linguagem R. Este curso tem aproximadamente oito horas de atividades, custará 60 reais e contará com certificado.

Mais informações sobre o curso no site: ciencia-de-dados.simple.ink

Inscrições: ciencia-de-dados.simple.ink

Data das aulas on-line: 06/05/2023 e 13/03/2023, no horário das 08h00min às 12h00min.