Projeto desenvolvido por estudantes da UFRPE vence "Desafio Covid19"

banner do evento

A plataforma Dycovid sugeriu uma solução para o reforço do isolamento social, um dos desafios que fazem parte do “Desafio Covid19”, uma iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do MPLabs, e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), realizada por meio do Porto Digital e seu Open Innovation Lab do Porto Digital.

Dycovid é uma plataforma desenvolvida por uma startup fundada por Ericka Pricila, Lucas Marsol, Matheus Demiro e Matheus Rodrigues, alunos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que recebeu mentoria de professores e apoio das empresas Fast Aplicativos e Ustore. A aplicação é responsável por emitir alertas de aglomerações em tempo real baseados em geolocalização e classificação de fatores de risco, visando o monitoramento de áreas com aglomerações, para ajudar no reforço de uma das determinações mais importantes de combate ao COVID-19: o isolamento social.

Na última sexta-feira (27/03), em coletiva de imprensa realizada às 11hrs com o Procurador Geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, o Secretário de Saúde, André Longo, e o Presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, foram divulgadas as 8 ideias selecionadas dentre 543 propostas submetidas no Desafio COVID-19. O Dycovid sagrou-se vencedor do desafio que tinha o objetivo de monitorar/evitar ações em desacordo com o isolamento social.

Como funciona a plataforma

O Dycovid é uma plataforma que tem o objetivo de realizar o monitoramento de áreas de concentração de pessoas em tempo real através de um aplicativo móvel desenvolvido para Android e IOS. Com este monitoramento, é possível emitir alertas tanto para a população quanto para as autoridades competentes, que podem agir com efetividade em casos de aglomeração de pessoas que coloquem em risco a segurança da sociedade. Além do monitoramento em tempo real, serão utilizados modelos matemático-computacionais para estimar tanto a população real (e não apenas a monitorada) que se encontra em locais como supermercados, farmácias, postos de saúde e hospitais, bem como para prever o comportamento da aglomeração ao longo do tempo.

Com o intuito de mitigar os problemas sociais causados pela pandemia do coronavírus (COVID-19), esta plataforma tem o intuito de prover uma aplicação que ajude civis a evitarem aglomerações, reduzindo a chance de infecção, e autoridades a controlar/monitorar o avanço do COVID-19. Existe o trabalho educativo, através de quiz e interface interativa, para fornecer informações recentes sobre o coronavírus. Quanto aos monitoramentos, serão gerado alertas quando o usuário se aproxima de aglomerações, sai de áreas seguras, quando algum lugar que ele deseja ir está com uma quantidade reduzida de pessoas e etc. Também haverão alertas e funcionalidades exclusivas para autoridades, por exemplo, alerta de circulação em área não permitida e delimitar áreas com quantidade máxima de pessoas.

Como apoiar

Você pode seguir no Instagram e Twitter (@dycovid), onde serão disponibilizadas as últimas notícias sobre o andamento do projeto e a data de lançamento do aplicativo. Sobre os realizadores A startup responsável pela criação da aplicação dycovid, é voltada para o desenvolvimento de soluções envolvendo tecnologias no ramo inteligência artificial, processamento de dados, realidade aumentada e aplicações comerciais. Para a realização deste projeto, contou com a equipe de desenvolvedores formada por Ericka Pricila, Lucas Marsol, Matheus Demiro e Matheus Rodrigues.

O projeto conta com apoio das empresas IBM, Claro, Google e Facebook. Os professores Rodrigo Assad, Cleviton Monteiro, Gabriel Alves, Cícero Garrozi e Elizabeth Tscha, todos do curso de Sistemas de Informação - UFRPE, forneceram mentorias para a equipe.

Contato Matheus Rodrigues de Souza Félix - Líder do projeto E-mail: matheusrdgsf@gmail.com