Projeto Enedinas, DM/UFRPE e PET Ciranda da Ciência/UFRPE promovem atividades com alunas do ensino médio

Na última sexta-feira (22), foi realizada uma ação organizada pelo Projeto Enedinas: Ciência e Diversidade, coordenado pela  professora Sylvia Ferreira da Silva UACSA/UFRPE. O evento contou com a participação do docente, e também membro do projeto, Serginei Liberato UACSA/UFRPE, com as professoras do DM/UFRPE,  Michele Mendes Novais e Maité Kulesza e Lorena Brizza, do  PET Conexões dos Saberes, da Ciranda das Ciência/UFRPE.

Na ocasião, um grupo de  18 alunas do 3º Ano do Ensino Médio do EREM Dom Vital realizaram, por três horas, atividades durante a visita das estudantes ao Departamento de Matemática, as quais ocorreram no L.I.F.E (Laboratório Interdisciplinar de Formação  de Educadores), sendo elas:

1) Abertura das atividades: Momento de lanche coletivo e apresentação do(a)s membro(a)s da equipe para as estudantes;

2)  Palestra "Mulheres nas Ciências": conduzida pela professora Maité Kulesza, foram apresentadas figuras femininas na evolução da Ciência, destacando os contextos políticos e sociais de cada época e sua influência na pouca representatividade feminina, especialmente nas áreas de Exatas.

3) Trajetórias inspiradoras: as docentes da UFRPE puderam compartilhar um pouco de suas trajetórias acadêmicas, destacando o que as fez escolher os cursos em questão, quais os principais desafios enfrentados, especialmente em se tratando de cursos nas áreas de Exatas: como situações de assédio e discriminação sofridas em virtude do gênero, raça ou classe.

4) Compartilhando experiências: Em um momento particularmente emocionante, as discentes Elizabeth Élida Santana (Eng.Civil- UACSA/UFRPE), Ially Alice da Silva (Eng. Mecânica- UACSA/UFRPE), Maria Beatriz Ribeiro da Silva (Eng. Mecânica- UACSA/UFRPE), Mariana de Souza Pinheiro ( Eng. Civil- UACSA/UFRPE), Mariane Elisa dos Santos Souza (Bach. Ciência da Computação- DC/UFRPE) e Tainá Bruna Maria de Queiroz (Lic. em Matemática- DM-UFRPE) compartilharam um pouco das suas experiências, até o momento, nos cursos de graduação da Universidade: Processo de escolhas, informações e curiosidades sobre os cursos,  destacando as possibilidades nas carreiras bem como as oportunidades em projetos de ensino, pesquisa e extensão e os incentivos de permanência que a Universidade Federal Rural de Pernambuco pode oferecer aos seus estudantes.

5) Ciranda Maker: Conhecendo o processo da impressão 3D: Sob condução da docente Lorena Brizza, as estudantes puderam aprender um pouco mais sobre o processo de impressão 3D, os materiais utilizados, as aplicações bem como os possíveis erros de impressão. Também puderam acompanhar de perto o processo de impressão de um objeto  e tirar dúvidas sobre os filamentos e tipos de materiais que podem ser fabricados e ou utilizados.