Ranking aponta evolução da UFRPE em visibilidade e transparência na web

Mais um ranking aponta a evolução da nossa Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) nos últimos anos. Desta vez, a 20ª edição do Webometrics Ranking of World Universities apresenta a Ruralinda entre as melhores universidades do mundo em visibilidade e transparência na web.

Das 1.261 instituições brasileiras, a UFRPE passou a ocupar a posição 36 na primeira edição de 2024, além de ser a 80ª da América Latina.

Em comparação com edições anteriores, o ranking aponta uma forte evolução da UFRPE, que, em 2019, ocupava a posição 49 no Brasil e a 109 na América Latina.

O Webometrics Ranking of World Universities é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, vinculado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), da Espanha. A partir de indicadores como presença, visibilidade, transparência e excelência, o ranking visa a promover a publicação de resultados científicos em acesso aberto e melhorar a presença das instituições acadêmicas e de pesquisa na web.

A metodologia considera três métricas principais: visibilidade, transparência e excelência. A visibilidade avalia o impacto do material relacionado à instituição na internet, a transparência considera o número de citações dos autores e autoras mais relevantes da universidade e a excelência se refere ao número de pesquisas entre as 10% mais citadas em cada uma das 27 disciplinas da base de dados Scimago.

Saiba mais em: https://www.webometrics.info/en/Latin_America/Brazil