JavaScript não suportado

 

Reitores debatem a importância das universidades durante a pandemia em live

reitora ufrpe
    Maria José de Sena, ex-reitora da UFRPE
    será a mediadora do debate desta sexta

Universidade e Pandemia é o tema da conferência online que contará com a mediação da professora Maria José de Sena, ex-reitora da UFRPE, e dos reitores Alfredo Gomes (UFPE), Rui Oppermann (UFRGS) e Cleuza Maria Sobral Dias (FURG), a partir das 18h. O evento faz parte do Congresso Virtual da Universidade Federal da Bahia (UFBA), iniciado no dia 18 me maio, cujo tema foi Universidade em Movimento e está sendo transmitido pelo canal da TV UFBA no YouTube.

A transmissão estará disponível no endereço https://youtu.be/auZ5qLl7mHc ou na janela abaixo, ao fim do texto.

“Faremos uma reflexão importante sobre o papel das universidades nesse tempo de pandemia. Há muitas iniciativas sendo feitas em todo o país por nossas universidades federais, em ações de ensino, pesquisa e extensão. Dentro desse cenário de crise, as universidades têm dado uma contribuição fundamental para a sociedade”, ressaltou Maria José de Sena.

Nesse sentido, em pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da qual participaram 52 das 68 universidades federais, foram registrados mais de 2500 leitos normais e outros 610 leitos em UTIs nos hospitais das instituições. Mais de 1170 pesquisas tratam especificamente da Covid-19 atualmente.

São 109 ações de produção de álcool gel e produtos sanitizantes, com mais de 1 milhão de litros de álcool em gel e 910 mil litros de álcool líquido produzidos. As universidades também têm realizado ações de produção de equipamentos de proteção individual (EPIs). Segundo a Andifes, são 118 ações desse tipo, com a produção de mais de 250 mil máscaras de proteção facial (face shields), 103 mil máscaras de tecido, 12.500 viseiras de proteção, 29 mil pares de luvas, 6.600 aventais, 2 mil capuzes, 10 mil toucas e 227 sondas nasotraqueais.

As universidades federais também vêm aplicando testes para identificação da covid-19, sendo realizados uma média 2.600 testes por dia e mais de 56 mil já efetuados pelas federais brasileiras. Juntas, as IFES somam 453 ações solidárias, 255 parcerias com prefeituras, 102 parcerias com governos estaduais, além de mais de 1200 campanhas educativas e outras 872 ações diversas.