Reitoria da UFRPE recebe deputado João Campos em diálogo sobre a defesa das universidades federais

pessoas sentadas ao redor de mesa de reunião

Educação pública e importância das universidades federais para a sociedade foi o tema de encontro realizado na manhã desta segunda-feira (29/04), que contou com a presença do deputado federal João Campos, do PSB-PE. A reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena, e o vice-reitor, Marcelo Brito Carneiro Leão, receberam a visita do parlamentar, em reunião realizada na Reitoria, no campus Dois Irmãos, Recife.

Ao longo da conversa, os gestores da UFRPE destacaram a relevância acadêmica e social das universidades públicas. Além da importância na formação de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento, a reitora e o vice-reitor enfatizaram aspectos relacionados à produção científica e cultural, aos projetos de responsabilidade socioambiental, de inovação tecnológica, de inclusão social, entre tantos aspectos que fazem parte das ações realizadas pela UFRPE e universidades públicas de Pernambuco e do Brasil.

reitora da ufrpe e deputado joão campos“Não temos dúvidas dos impactos positivos que as universidades públicas federais trazem à sociedade. São projetos nas mais diversas áreas, que produzem inovações tecnológicas, melhoria das condições de vida das pessoas, geram empregos e oportunidades para todos e todas. As universidades são patrimônio do nosso povo e precisam ser respeitadas com a devida importância”, argumentou a Professora Maria José de Sena.

Entre os assuntos do encontro, a garantia dos recursos para a manutenção e financiamento das universidades públicas chamou a atenção do deputado João Campos. A reitora da UFRPE apontou que recentes cortes no orçamento destinado às universidades federais, divulgados recentemente pelo Governo Federal, podem dificultar e até inviabilizar a realização dos compromissos assumidos pelos gestores das IFES em todo o país. “Há universidades que já trabalham no limite de seus orçamentos, que vão sentir muito as consequências dessa redução orçamentária”, ponderou a reitora.

O parlamentar destacou que a educação pública é um dos compromissos centrais de seu mandato e comprometeu-se em estar ao lado das universidades na defesa de sua autonomia e manutenção. “Fui estudante de uma universidade pública, eu sei o quanto são importantes o ensino, a pesquisa a extensão”, afirmou o João Campos. “É fundamental que as universidades continuem sendo um esteio da democracia, do conhecimento e da diversidade de pensamento em nossa sociedade”, enfatizou o deputado.

No diálogo, a Administração da UFRPE e o parlamentar do PSB -PE ressaltaram a necessidade de articulação entre as representações das universidades federais do Estado com a bancada de deputados federais e senadores de Pernambuco, numa frente ampla e pluripartidária, como estratégia na luta para a defesa e valorização das instituições de ensino superior público e gratuito no Estado.

Gestão pública, pesquisa e inovação

participantes do encontro em reunião na reitoria da ufrpePresente ao encontro, o vice-reitor Marcelo Brito Carneiro Leão ressaltou a necessidade de superação de preconceitos e da desinformação que muitas vezes há em relação à administração das universidades. O gestor deu ênfase ao bom desempenho da UFRPE em recentes rankings divulgados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que coloca a UFRPE entre as principais instituições públicas do país no que se refere à governança e à gestão pública.

Marcelo Brito Carneiro Leão também destacou a relevância das universidades públicas para a pesquisa e a produção de inovações. Em levantamento realizado pela Clarivate Analytics a pedido da CAPES, divulgado recentemente, foi revelado que mais de 95% da produção científica do Brasil nas bases internacionais deve-se à capacidade de pesquisa das universidades públicas, estando a UFRPE localizada entre as instituições de pesquisa mais importantes do país, sobretudo nas áreas de Agricultura, Veterinária, Ciências Ambientais, Humanas, Engenharias, Administração, entre outras.

“A sociedade brasileira precisa ter acesso a essas informações, precisa compreender que as universidades públicas têm uma atuação muito significativa na produção de novas tecnologias, de pesquisas de grande impacto social, e que estão comprometidas com a construção de novas oportunidades e com a melhoria de qualidade de vida das pessoas”, afirmou o vice-reitor da UFRPE.