Segunda edição da "CPA Itinerante" movimenta Unidade Acadêmica de Serra Talhada

pessoas sentadas numa mesa durante palestra

Nos dias 6 e 7 de junho de 2019, a Comissão Própria de Avaliação da UFRPE (CPA) realizou a segunda edição da "CPA Itinerante" na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). O encontro teve por objetivo propiciar reflexões sobre a importância da avaliação para o planejamento da Unidade. No primeiro dia do evento, no período da manhã, a professora Katya Sousa, diretora geral e acadêmica da UAST, presidiu a mesa de abertura do evento, com a presença da diretora administrativa, Nathalya Nascimento, substituta eventual da Coordenação Geral de Cursos, Danielli Dantas, da presidente da CPA, Isabel Oliveira, e dos membros da CPA UAST, Sergio Leitão e a representante da sociedade civil, Joseane Jales.

pessoa colando cartazes na paredeApós a solenidade oficial, o administrador Rafael Rodrigues Carvalho, representando a Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da PROPLAN, apresentou a comunicação "Planejamento e Avaliação no contexto da UAST". A palestra destacou a importância do planejamento e seu impacto para o sucesso da Unidade, ressaltando, ainda, a sua estreita relação com a avaliação no que diz respeito ao alcance da missão, dos objetivos e da qualidade institucional. Em seguida, a professora Isabel Oliveira apresentou os resultados da Autoavaliação Institucional 2018 (Políticas de Gestão e Infraestrutura) realizada pela comunidade UAST, destacando os cinco itens que apresentaram maiores e menores médias na avaliação. Foram abordados alguns dos aspectos que mais se aproximaram das potencialidades e fragilidades da Instituição ensejando, assim, uma oportuna discussão acerca do uso de tais números para subsidiar o planejamento da UAST.

No período da tarde, foram realizadas duas atividades simultâneas. Para os coordenadores de curso de graduação, membros de Colegiados de Curso, professores e técnicos interessados, promoveu-se a oficina "Novo Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação: pensando a Instituição a partir do curso". Sob a condução de Isabel Oliveira, a oficina oportunizou um saudável debate sobre a atual conjuntura da avaliação no âmbito da graduação e sua relação com a gestão dos cursos na Unidade.

estudantes sentados em bancas numa sala de aulaParalelamente à oficina, realizou-se uma "roda de diálogo" com estudantes da UAST sob a coordenação de Gessé Rodrigues, graduando do curso de Bacharelado em Administração (SEDE) e representante discente da CPA da Sede. A discussão objetivou estabelecer maior conscientização do papel dos estudantes na CPA, a participação no questionário de autoavaliação 2019 e o debate de propostas que venham a contribuir para melhorar os resultados obtidos, considerando a realidade da Instituição.

No segundo dia do evento, realizou-se a reunião ordinária da CPA contando com a presença do técnico Flávio Gominho, novo representante do segmento técnico na Comissão UAST.

Atenta ao seu papel de coordenar e articular os processos internos de avaliação da UFRPE, a Comissão Própria de Avaliação vem, por meio da CPA Itinerante, estimulado espaços de formação e discussão sobre o desenvolvimento de práticas autoavaliativas e de planejamento, considerando as especificidades das Unidades Acadêmicas. A terceira edição do evento será na Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec).

pessoas em sala de aula

professores em diálogo

pessoas em sala de aula

pessoas em sala de aula posando para fotografia