JavaScript não suportado

 

Semana Municipal da Astronomia movimenta o Recife com atividades

menina observando a lua em telescópio

Foto: João Pedro Lima

No mês de setembro, o Recife celebra a Semana da Astronomia, instituída, neste ano,  por meio da Lei nº 18.469. A UFRPE, por meio do projeto Desvendando o Céu Austral, foi co-autora da lei, proposta pelo vereador Wanderson Florêncio. No primeiro ano da Semana, a UFRPE participa de vasta programação envolvendo a astronomia. Hoje (20/09) - marco legal da Semana da Astronomia – uma série de atividades ocorre no Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Cordeiro das 14h às 18h.

Na sexta-feira (21/09), é a vez do Compaz do Alto Santa Teresinha, onde haverá lançamento de foguetes PET, observação solar e palestra, das 8h às 12h. As atividades também ocorrerão, das 14h às 18h, no Shopping Camará, em Camaragibe, onde ocorre a Expotec.

No início do mês, a equipe do Desvendando – que é coordenado pelo professor da UFRPE Antônio Carlos Miranda - marcou presença no Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho, dentro da programação da Semana da Astronomia no local.

As celebrações se estendem ainda ao dia 1º de outubro, com a comemoração da passagem dos 95 anos da queda do meteorito Serra do Magé, em Alagoinha-PE. 

A Semana Municipal de Astronomia será celebrada, anualmente, na semana do dia 20 de setembro, data escolhida para prestar homenagem a George Marcgrave, cientista alemão que ficou no Brasil entre 1638 até 1643. A partir do trabalho do alemão, Maurício de Nassau fez construir um Observatório Astronômico no Recife, o primeiro das Américas e de todo o Hemisfério Sul.

O professor Antônio Carlos Miranda destaca a importância para o Recife de possuir uma data específica com o objetivo de despertar  o conhecimento da astronomia, lembrando que também tramita, na Assembleia Legistativa de Pernambuco, Projeto de Lei que cria a Semana Estadual da Astronomia concomitante com a municipal. “Significa muito porque contribui para a educação e a chamada inclusão social. O Brasil pode, sim, ser conhecido por ser especialista na área de astronomia. A Semana é uma ação muito nobre para todos nós”, ressalta.