Sessão Solene marcou celebração dos 10 anos da UAST

A Sessão Solene de comemoração dos 10 anos do início das atividades da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), realizada na noite da última terça-feira (23/08), foi uma celebração da luta pela conquista de direitos e oportunidades. A solenidade, que foi realizada na recém-inaugurada quadra esportiva da UAST, contou com a presença de autoridades e da comunidade universitária, além de convidados e familiares que compareceram para prestigiar a primeira década da unidade sertaneja da UFRPE.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS DA SOLENIDADE

O campus UAST é um símbolo do que vem acontecendo em todo o país após um amplo processo de expansão do ensino superior no Brasil, iniciado em 2004 por meio do Programa de Expansão e Interiorização as Instituições Federais do Ensino Superior (Reuni), criado à época pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

De lá pra cá, muito foi percorrido até que a UAST consolidasse suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Localizado na Fazenda Saco, zona rural de Serra Talhada, o campus universitário da UFRPE é um espaço onde os sonhos se tornam realidade rotineiramente, onde oportunidades se abrem às centenas de estudantes, professores e técnicos administrativos da comunidade universitária local. Atualmente oferta 9 cursos de graduação, totalizando 720 vagas por ano. Também possui dois programas de pós-graduação em nível de mestrado, ampliando as oportunidades de qualificação dos graduados pela Unidade.

“Eu me sinto muito honrada em fazer parte desta comunidade. A comunidade ‘uastiana’ está totalmente comprometida em fazer sonhos se tornarem realidades. E a nossa história está só começando”, expressou a professora Katya Sousa, diretora geral e acadêmica da Unidade, ressaltando o compromisso assumido pela UAST com a formação de profissionais e cidadãos.

Katya lembra que boa parte do alunado local é de filhos e filhas de agricultores, pequenos comerciantes, trabalhadores e trabalhadoras do comércio e das pequenas empresas instaladas em Serra Talhada e nos municípios do Sertão do Pajeú. A presença de uma universidade federal pública, gratuita e com qualidade reconhecida é a oportunidade para os jovens da região de ampliar horizontes, de mudar destinos e atingir conquistas antes improváveis.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, destacou a educação como estratégia fundamental de inclusão e transformação social e econômica. “É a mola propulsora da formação cidadã das pessoas e do desenvolvimento de uma nação. É o único instrumento confiável para esse fim, não há outro”, enfatizou. A reitora lembrou que desde a sua fundação a UAST já realizou a colação de grau de 1.039 profissionais nas mais diversas áreas, o que contribuiu para a mudança de suas histórias de vida e para a melhoria das condições de vida de uma região.

Durante a cerimônia foi apresentado um vídeo com depoimentos sobre os 10 anos da UAST, elaborado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). A Orquestra Filarmônica Vilabelense, patrimônio cultural de Serra Talhada, executou músicas durante toda a noite. A festa também contou com a apresentação cultural do grupo Cangaceiros de Lampião. O evento encerrou com o corte do bolo alusivo aos 10 anos de fundação da UAST.

Estiveram presentes à solenidade o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque de Godoy Sousa; o ex-reitor Valmar Corrêa de Andrade, em cuja gestão a UAST foi fundada; o vice-reitor Marcelo Brito Carneiro Leão; pró-reitores da UFPRE; membros dos Conselhos Superiores; professores, estudantes, técnicos-administrativos e profissionais das empresas prestadoras de serviço; além de convidados e familiares da comunidade universitária.