Setembro Amarelo: UFRPE promove saúde mental no mês de combate ao suicídio

logo do setembro amarelo

Com a volta às aulas para o semestre 2018.2, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) dá início às atividades institucionais vinculadas à Campanha Setembro Amarelo, no mês mundial de prevenção ao suicídio. Por meio da ação realizada por diversos setores da Instituição, a UFRPE busca contribuir na ampliação das discussões sobre esse assunto, considerado ainda um tabu em nossa sociedade, e também em realizar ações específicas de promoção à saúde mental e à qualidade de vida nos diversos espaços da Universidade.

O Departamento de Qualidade de Vida (DQV), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), organizou uma programação de atividades que conta com palestras (19, 21 e 27/09), roda de conversa (26/07), cine-debate (27/09), entre outras ações. Também será realizada a construção coletiva de painel no Restaurante Universitário (RU) sobre o tema e distribuição de folder sobre a importância da alimentação na saúde mental (25/09). Também haverá plantão psicossocial, com atendimento especializado aos servidores e alunos com problemas de saúde, conflitos familiares, pessoais ou funcionais que possam estar interferindo no bem-estar físico, mental e social (19/09 a 09/10).

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Progesti) realiza, no dia 29 de setembro, das 8h às 12h, o “Festival de esporte, cultura e lazer: um dia ‘D’ para a Residência Universitária da UFRPE”. O evento, que acontece na quadra de esportes do Departamento de Educação Física, busca promover a integração entre os estudantes atendidos pelo Programa de Residência Universitária para Graduação (Prug).

Núcleo do Cuidado Humano

Como forma de articular e fortalecer as ações voltadas à saúde mental e ao cuidado na UFRPE, será lançado, em outubro deste ano, o Núcleo do Cuidado Humano. O Núcleo terá como objetivo ser um movimento transdisciplinar, instituído num espaço físico próprio e adequado e em ações sistemática, ordenadas e coordenadas.

O professor Hugo Ferreira Monteiro, do Departamento de Educação, será o responsável pela coordenação do novo espaço institucional. Ele ressalta o caráter em rede da iniciativa, destacando que além das ações diretas realizadas pela nova instância, o Núcleo congrega diversos setores que realizam na UFRPE atividades relacionadas a ações de cuidado e promoção de saúde emocional.

Confira abaixo uma programação resumida das ações programadas para o Setembro Amarelo na UFRPE.

programação setembro amarelo na UFRPE