UFRPE celebra nesta quarta 13 anos de criação da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

Imagem do campus da Unidade Acadêmica de Garanhuns

A Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE) celebra, nesta quarta-feira (04/09), os 13 anos do início de suas atividades. Foi o primeiro campus do programa de Expansão e Interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior do Governo Federal, com inauguração histórica das obras em 2004. Desde os primeiros dias de aula, em 2005, até hoje, a UAG buscou desenvolver sua missão de gerar oportunidades para a população residente em Garanhuns e em diversos municípios do Agreste Meridional de Pernambuco.

A partir do desenvolvimento da Unidade ao longo dos últimos anos, com a implementação de ações de ensino, pequisa e extensão em diversas áreas, foi promulgada, no início de 2018, a lei de criação da nova Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE), a partir do desmembramento da UAG e da integração do futuro campus da Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ). Pelos próximos anos, a nova universidade será acompanhada pela UFRPE até a conclusão do processo de emancipação.

"O processo de criação da uma nova universidade é resultado do excelente trabalho realizado ao longo desses anos", ressaltou a reitora Maria José de Sena. "Temos a certeza de que a chegada da UAG no Agreste de Pernambuco transformou a vida de muitas pessoas e gerou oportunidades para os jovens de Garanhuns e das cidades vizinhas, que antes tinham que sair da região para dar continuidade aos seus estudos", enfatizou.

HISTÓRIA - Após o desafio inicial de se implantar a primeira expansão universitária para o interior, durante o Governo Lula, com investimentos da ordem de R$ 15 milhões em obras, a UAG passou a contar com sete cursos de graduação e hoje também possui três de pós-graduação stricto sensu, além de relevantes iniciativas de ensino, pesquisa e extensão. A infraestrutura inclui laboratórios de pesquisa, laboratórios de graduação, um dos mais bem equipados hospitais veterinários do Brasil, bem como prédios de salas de aula, de docentes, prédio administrativo, cantina, entre outros espaços.

A UAG iniciou suas atividades no segundo semestre de 2005, ofertando os Cursos de Graduação em Agronomia, Licenciatura em Pedagogia, Medicina Veterinária e Zootecnia. A partir de 2009 foram implantados mais três cursos: Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos e Letras.Na Unidade, também funcionam os Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens; em Sanidade e Reprodução de Ruminantes; e em Produção Agrícola.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, ressalta a transformação significativa pela qual o Interior brasileiro passou e vem passando não só com a UAG, mas com as demais expansões. Com o deslocamento de representantes de uma parcela científica e intelectual da população para municípios mais afastados da capital, afirma, os jovens têm mais expectativas e não precisam mais abandonar suas cidades em busca do sonho do diploma.