UFRPE cria Instituto Menino Miguel para cuidado da infância ao envelhecimento

logo do instituto menino miguel

A fim de unir iniciativas relacionadas ao cuidado com a vida, da infância ao envelhecimento, além de se aproximar da promoção da justiça social e dos direitos humanos, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) criou o Instituto Menino Miguel. O órgão foi batizado com o nome do menino negro Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, morto, em junho deste ano, ao cair do nono andar de prédio onde estava aos cuidados da patroa da mãe, empregada doméstica, que passeava com os cães da família.

O Instituto – cuja inauguração ocorrerá em outubro – abrigará inicialmente a Escola de Conselhos de Pernambuco, o Núcleo do Cuidado Humano, o Núcleo do Envelhecimento e o Observatório da Família, estruturas já existentes na UFRPE que se unem para o desenvolvimento de pesquisas, projetos e políticas voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida de crianças, jovens, famílias e pessoas idosas. Todo o processo conta com a participação da mãe de Miguel, Mirtes Renata de Souza.

“Pretendemos manter juntos, em uma ação orgânica e sistêmica da UFRPE, os quatro núcleos que têm como objetivo o acolhimento do ser humano desde a infância até o processo de envelhecimento”, ressalta o reitor da Universidade, professor Marcelo Carneiro Leão. Num momento posterior, outras ações serão incorporadas.

Para o coordenador do Instituto Menino Miguel, professor Humberto Miranda, o Instituto possibilita que a Universidade esteja ainda mais perto das causas populares, e também mantém viva a memória de Miguel Otávio. “Essa memória não deve ser apagada, pois, assim como Miguel, Mirtes e Marta, há outras crianças, mães e avós que precisam ser escutadas. Dessa forma, Miguel vive”, enfatiza.

APOIO – Num gesto que gerou grande comoção à equipe do Instituto e à mãe de Miguel, Mirtes, a cantora e compositora Adriana Calcanhoto doou os direitos autorais da música 2 de Junho, que compôs na quarentena, ao Instituto Menino Miguel. O clipe da música será lançado nos próximos dias, e fortalece a luta pela justiça por Miguel e pelo cuidado com a vida de meninos e meninas do nosso País.

Confira o vídeo de apresentação do Instituto Menino Miguel.