UFRPE e SBQ promovem evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher e ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.

Sob o título “Representatividade na ciência importa”, uma mesa-redonda foi realizada, abordando temas como igualdade de gênero na ciência, a contribuição das mulheres para o desenvolvimento científico e os desafios enfrentados pelas cientistas negras.

Além das docentes da UFRPE e UFPE, o evento teve a participação de 210 estudantes de diversas escolas públicas, promovendo assim a interação entre a academia e a comunidade escolar.

Participaram ativamente, enriquecendo o debate e ampliando seus horizontes no campo da ciência e da igualdade de gênero, estudantes das instituições  EREM Jornalista Costa Porto, EREM Emídio Cavalcanti de Albuquerque ,Escola Municipal Pedro Bezerra da Silva - Camocim de São Félix, Escola de Aplicação Professor Chaves - Nazaré da Mata, EREM Maciel Monteiro, Escola São José, EREM JCP , Escola Aluísio Germano,  Escola Francelina Rogaciano, Escola João Bento de Paiva, Escola Maria Oliveira, Escola Dilma Cecília e Colégios de Aplicação da UFPE e Colégio 3º Milênio.

O evento destinado a inspirar novas gerações, foi organizado pelas professoras Maria José de Filgueiras Gomes, do Departamento de Química da UFRPE, que exerce o cargo de secretaria-regional da SBQ/PE; Claudete Fernandes Pereira, do Departamento de Química Fundamental da UFPE, que exerce o cargo de vice-secretária regional da SBQ/PE; e Nattany Tayany Gomes de Paula, do Departamento de Engenharia Química da UFPE, que exerce o cargo de  tesoureira da Secretaria Regional da SBQ/PE.

Na ocasião, foi realizada uma homenagem à professora Ana Paula Paim, do Departamento de Química Fundamental da UFPE, por sua contribuição para o estímulo à capacitação de mais mulheres cientistas. As estudantes Sarah Félix Roberto e Larissa Vitória Moura da Costa receberam uma placa alusiva ao êxito nas Olimpíadas de Química.

A presença da professora da UFRPE e a participação expressiva dos estudantes demonstram o compromisso da universidade com a promoção da equidade e o estímulo ao desenvolvimento científico, especialmente entre as mulheres e meninas.