Pular para o conteúdo principal

UFRPE lança Programa de Atenção à Saúde do Idoso nesta quarta (21/06)

sexta-feira, 16 Junho 2017 - 15h32

No mês em que se debate o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15/06), a UFRPE traz a reflexão para o envelhecer saudável com o lançamento do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (PAISI), que ocorrerá às 8h da próxima quarta-feira (21/06), no Departamento de Educação Física (Defis) da UFRPE, Campus Dois Irmãos.

A cerimônia de lançamento contará com a palestra Envelhescência e a apresentação da dançarina de frevo Zenaide Bezerra, de 67 anos. A secretária de Esportes do Recife, Yane Marques, marca presença, representando o apoio da Prefeitura do Recife ao Programa.  Ao final, os participantes festejam no Arrastapé do PAISI.   

São 18 idosos inscritos na primeira turma do Programa, que tem o objetivo de proporcionar a inclusão, a saúde, subsídios teóricos e práticos, visando a uma melhor compreensão da fase e ao autoconhecimento, a partir de descobertas e possibilidades de melhores condições de vida.

O Programa, coordenado pela docente do Defis e especialista em Gerontologia Nayana Pinheiro Tavares, atende pessoas acima de 60 anos moradores das comunidades circunvizinhas do campus, além de servidores inativos com o mesmo perfil. Os participantes recebem avaliação médica, assistência nutricional e odontológica, supervisão de atividades físicas e acompanhamento psicossocial, por meio de palestras e ações educativas, com o apoio da equipe do Departamento de Qualidade de Vida.

Com inscrições abertas a cada semestre, o programa tende a ser ampliado e, junto aos parceiros institucionais, deve se tornar uma iniciativa permanente de extensão e inclusão da UFRPE.