UFRPE na 5ª Semana Nacional de Arquivos

A Seção Arquivo da PROAD/UFRPE, participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional que este ano tem como tema: Empoderar os Arquivos.

Entre os dias 7 à 11 de junho centenas de arquivos, centros de memória e documentação, memoriais e universidades de todo país, realizarão lives, apresentações de vídeos, rodas de conversa, exposições e até eventos musicais, com o objetivo de ampliar a visibilidade dos arquivos e a sua inserção na sociedade enquanto espaço de cultura.

A iniciativa está alinhada ao Dia Internacional dos Arquivos, promovida pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA) por instituições de arquivos em todo o planeta.

O dia 09 de junho é celebrado como o dia internacional dos arquivos, pois em 1948, a UNESCO criou o Conselho Internacional de Arquivos.

Pela primeira vez a Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE participa do evento, visando difundir, para toda comunidade acadêmica, a importância estratégica da gestão, organização e preservação dos documentos.

Dia 09/06 às 17h
"O Arquivo das Universidades para a gestão estratégica institucional"
Convidadas: Profa. Dra. Clarissa Moreira dos Santos Schmidt (UFF) e Profa Dra. Julianne Teixeira e Silva (UFPB).

Dia 10/06 às 17h
"Sistemas Digitais nas Universidades: Desafios e Perspectivas"
Convidadas: Profa Dra. Brenda Couto de Brito Rocco (UNIRIO) e a Arquivista Cássia Gisele de Morais (UFES).

De acordo com o coordenador do evento e arquivista da UFRPE, Renato Motta Rodrigues da Silva, "As lives foram cadastradas como um Evento de Extensão da PROEXC e serão transmitidas pelo Canal da UFRPE no YouTube. Além disso, quem se inscrever no evento, receberá um certificado de participação."

O endereço do Canal da UFRPE no YouTube é https://www.youtube.com/UFRPEoficial