JavaScript não suportado

 

Alunos da UFRPE estão entre os vencedores do X Prêmio Pernambucano de Economia Dirceu Pessoa

A Coordenação do Curso de Ciências Econômicas da UFRPE comemora mais um feito. Dessa vez, alunos que concluíram o Curso em 2015 e concorreram ao X Prêmio Pernambucano de Economia Dirceu Pessoa foram agraciados em segundo e terceiro lugar. Em outras edições do Prêmio, estudantes da UFRPE também conseguiram resultados de destaque.

O certame, promovido pelo Conselho Regional de Economia (CORECON), secção Pernambuco, em reunião da comissão julgadora, realizada no último dia 29 de junho, com a participação dos professores Adriano Batista Dias, Frederico Jayme Katz e Ivo Vasconcelos Pedrosa, e da fiscal do Corecon-PE, Pâmela Lopes Barbosa Muritiba, selecionou para premiação três monografias, sendo uma de aluno da UFPE e dois da UFRPE, classificados em segundo e terceiro lugar.

O segundo lugar coube a Marcelo Acioly dos Santos Freire, orientando da Profª. Isabel Cristina Pereira de Oliveira, que dissertou sobre o Sistema de Indicadores de Habitabilidade Urbana: Uma Proposta de Avaliação de Eficácia de Projetos Habitacionais; e, em terceiro lugar, Daniel Mendonça Araújo, orientando do Prof. Guerino Edécio da Silva Filho, que tratou sobre o tema do Custo da Incerteza: Uma Análise do Pensamento Novo Institucional de Douglass North.

Para a coordenadora do Curso, Profª Eliane Abreu, “a participação da UFRPE no concurso e a premiação de dois dos seus alunos é um estímulo à produção acadêmica a exemplo de conquistas anteriores por nosso egressos o que demonstra o comprometimento dos docentes com a formação profissional de jovens economistas.  Outra conquista a destacar tem sido  a aprovação de alunos do Curso em programas de pós-graduação, na própria UFRPE e em outros centros acadêmicos de referência.”

Sobre a premiação, o conselheiro André Martins, Coordenador da Comissão organizadora, enfatizou que “O Prêmio Pernambuco de Economia – Dirceu Pessoa é uma iniciativa das mais louváveis do CORECON-PE. Cumpre duas funções importantíssimas: aproxima os economistas acadêmicos de seu órgão de classe e estimula a prática da pesquisa e da redação econômicas entre os graduandos em Ciências Econômicas.”

Em nome da Presidência, da Vice-Presidência e de todos os Conselheiros, o coordenador apresentou os cumprimentos a todos os estudantes concorrentes e parabenizou os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar, fazendo votos para que “o legado intelectual de um economista militante como Dirceu Pessoa possa servir de guia em suas futuras carreiras.”