JavaScript não suportado

 

Solenidade de recondução à reitoria é realizada nesta sexta (17)

Na próxima sexta-feira (17/06), no Salão Nobre da Instituição, às 15h, será realizada a Solenidade de Recondução ao Cargo, que nomeará Maria José de Sena, atual gestora da Instituição, para mais quatro anos de mandato da Administração Superior. A Solenidade será presidida pelo Vice-Reitor Marcelo Carneiro Leão, também reconduzido ao cargo.

Maria José de Sena foi a primeira mulher eleita para o cargo máximo da UFRPE em seus 100 anos de história. Entre 2012 e 2016, a reitora da UFRPE buscou a implementação de uma gestão voltada para a resolução eficiente dos problemas, pautada em planejamento das ações, no diálogo com a comunidade e, sobretudo, na superação dos entraves que dificultavam a administração da Universidade.

O reconhecimento pelo bom trabalho realizado foi selado em outubro de 2015, quando a comunidade universitária ratificou o trabalho realizado e, por meio de consulta, reconduziu Maria José de Sena e o vice-reitor Marcelo Brito Carneiro Leão para mais quatro anos de gestão. Em maio de 2016 eles foram nomeados pelo Ministério da Educação para um novo mandato.

No quadriênio 2012-2016 foram realizadas diversas ações voltadas ao fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Destacam-se, entre outras, as seguintes ações: valorização do quadro docente e administrativo; investimento em infraestrutura; retomada e conclusão de obras paradas; fortalecimento das políticas de Assistência Estudantil; fomento à Pesquisa e Pós-graduação; ampliação de políticas de participação, transparência e diálogo com a sociedade.

CAMPUS RECIFE

[[{"fid":"1743","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":160,"width":240,"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]No campus Dois Irmãos, foram concluídos e entregues à comunidade prédios dos Departamentos de Biologia, Pesca e Aquicultura, Gastronomia, Engenharia Agrícola, Educação Física. Os edifícios já estão em funcionamento e o compromisso da gestão é de dar continuidade na realização de melhorias e adequações, a fim de fortalecer as atividades acadêmicas e administrativas.

Diversos departamentos e prédios passaram por reformas estruturais importantes, como o Departamento de Zootenia e o Centro de Ensino de Graduação, o Cegoe, que que passaram por ampla reestruturação elétrica para comportar a climatização as salas de aula e ambientes administrativos.

Entre as obras importantes de infraestrutura, a TransRural, que está em fase final de conclusão, irá fortalecer a mobilidade interna no campus Dois Irmãos. O projeto busca promover a interligação entre setores da UFRPE antes isolados. A via possui 2 quilômetros e 700 metros de ciclofaixas nos principais ramais da universidade, além de calçadas adequadas para o trânsito de cadeirantes e de pessoas com dificuldade de mobilidade.

GARANHUNS

[[{"fid":"1741","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":160,"width":240,"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]A Unidade Acadêmica de Garanhuns(UAG), primeira expansão universitária do país, celebrou 10 anos de sua fundação em 2015. Construção e entrega de novos prédios e a realização de obras de agenciamento em toda a Unidade promoveram foram passos consistentes no sentido da consolidação da UAG.

Prédio de Sala de Professores, construção da área de vivência estudantil, conclusão dos galpões de hidráulica, do prédio de necropsias, das instalações do Almoxarifado, além dos serviços de agenciamento externo, entre outras ações, foram desenvolvidas e concluídas entre 2012 e 2016.

Uma das obras mais importantes e esperadas pela comunidade universitária de Garanhuns e toda a região, o Hospital Veterinário deu início às suas atividades de formação e qualificação de profissionais em Medicina Veterinária. A prestação de serviços à comunidade está entre os benefícios para toda a população da Região.

SERRA TALHADA

[[{"fid":"1744","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"Prédio da Biblioteca da UAST em fase de conclusão","field_file_image_title_text[und][0][value]":"Prédio da Biblioteca da UAST em fase de conclusão"},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"alt":"Prédio da Biblioteca da UAST em fase de conclusão","title":"Prédio da Biblioteca da UAST em fase de conclusão","height":180,"width":240,"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]A Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), localizada no Sertão do Pajeú, era a unidade que mais passou dificuldades em relação a construção de edificações e estruturas. Entre as realizações, a retomada das obras em construção no campus foi encarada com prioridade. Nesse sentido, foram entregues ou estão em fase de finalização o Prédio de Laboratórios, Prédio Administrativo, Prédio Salas de Professores, o Galpão de Hidráulica, a Fábrica de Ração, além da quadra poliesportiva e da Biblioteca da Unidade. Na UAST também foi fortalecida a mobilidade dos estudantes, com a compra de ônibus para o transporte entre a Unidade e regiões do município.

Em 2014 foi iniciado um marco histórico para a UFRPE. No dia 19 de setembro deste ano era realizada a Aula Magna da Unidade Acadêmica de Santo Agostinho (UACSA), dando início ao campus de modelo inovador na integração entre sala de aula e mundo do trabalho. Localizado nas proximidades do polo Suape, a UACSA busca promover o contato ente o estudante e as empresas desde o início de suas formações. Atualmente a Unidade oferta cinco cursos de Engenharia – Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e de Materiais, que figuram entre os mais procurados da UFRPE a cada ano.

CABO DE SANTO AGOSTINHO

[[{"fid":"1742","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":180,"width":240,"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]Hoje a UACSA realiza suas atividades numa estrutura temporária, no Multimodal Cone Suape – BR-101, com toda a estrutura de salas de aula, laboratórios, biblioteca, administração, entre outros aparatos.

As obras do Campus Abolicionista Joaquim Nabuco, onde serão sediadas as instalações definitivas da UACSA, já iniciaram. Quando estiver em sua plenitude, a Unidade abrigará três mil alunos dos cinco cursos de engenharia num formato que permitirá a opção entre as modalidades Tecnológico e Bacharelado. Os prédios também seguirão o princípio da sustentabilidade, com processos como a reutilização da água, aquecedores solares, entre outras soluções.

COLÉGIO DOM AGOSTINHO IKAS

[[{"fid":"1745","view_mode":"teaser","fields":{"format":"teaser","field_file_image_alt_text[und][0][value]":"","field_file_image_title_text[und][0][value]":""},"type":"media","link_text":null,"attributes":{"height":166,"width":240,"class":"panopoly-image-quarter media-element file-teaser"}}]]O Colégio Dom Agostinho Ikas (Codai), órgão de ensino médio e técnico vinculado à UFRPE, também recebeu melhorias e investimentos. Um novo prédio de salas de aulas e laboratórios foi entregue à comunidade do Codai, e as edificações antigas também passaram por reformas estruturais importantes. Climatização de salas de aula, inauguração de laboratórios de informática, aquisição de veículos, entre outras melhorias, foram realizadas na unidade a fim de fortalecer as ações de ensino e garantir mais comodidade à comunidade universitária.

.

PERFIS

MARIA JOSÉ DE SENA

Maria José de Sena nasceu, em 1961, no Engenho Cajabuçu, distrito do Cabo de Santo Agostinho, de uma família numerosa, com nove irmãos. Deu início à trajetória acadêmica em 1991, como professora colaboradora do Departamento de Medicina Veterinária, ingressando como professora efetiva em março de 1993. Assumiu funções e cargos como: supervisora da Área de Medicina Veterinária Preventiva/DMV, presidente da Comissão de Ensino/DMV, membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente, coordenadora de Estágios da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, coordenadora do Curso de Medicina Veterinária e pró-reitora de Ensino de Graduação.

É graduada em Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrícolas pela UFRPE, além de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicap. Tem doutorados na área de Medicina Veterinária Preventiva e Epidemiologia pela UFMG. Foi presidente da Câmara de Ensino de Graduação e membro dos Conselhos de Ensino Pesquisa e Extensão e Universitário, além da Câmara de Política.

Foi eleita, em setembro de 2011, primeira reitora da história da UFRPE, tendo como vice-reitor o professor Marcelo Carneiro Leão, e reeleita em outubro de 2015 para o cargo. Participa, ainda, como acadêmica, da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária, desde 2010, onde ocupa a cadeira de número 22.

MARCELO BRITO CARNEIRO LEÃO

Marcelo Brito Carneiro Leão começou sua relação com a UFRPE no ano de 1985, como estudante do Curso de Licenciatura em Química (LQ), concluindo-o no ano de 1988 como aluno laureado. Em 1994, já mestre em Química Computacional, assumiu o cargo de Professor. Foi eleito vice-coordenador do Curso de LQ. Entre 1996 e 1999, realizou seu doutoramento em Química Computacional.

Em 2001, foi convidado para concorrer ao cargo de diretor do Departamento de Química, sendo eleito para o quadriênio 2001-2004, quando realizou processo de reestruturação física do DQ-UFRPE e contribuiu para a consolidação da Universidade Virtual Brasileira – UNIREDE, como representante da UFRPE. Deixou o cargo de diretor, e se encaminhou para Barcelona, na Espanha, onde realizou Pós-Doutoramento no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências.

Ao retornar, assumiu a Coordenação Geral de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), participando da criação de projetos como o Pesquisa em Movimento, Propesquisador Permanente, e sequências da JEPEX. Assume, em 2009, a Coordenadoria Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRPE. 

Sem se afastar das aulas de graduação e pós-graduação, atividades de pesquisa e orientação de projetos e programas, foi eleito, em 2011, vice-reitor da UFRPE, ao lado da professora Maria José de Sena, primeira reitora da Instituição.